Torre mais alta do mundo em espiral

Torre mais alta do mundo em espiral

A cidade com mais recordes mundiais no que diz respeito à arquitetura e construção acaba de quebrar mais um: a mais alta torre em espiral do planeta. Com mais esse edifício, Dubai possui um conjunto muito único de edificações. Os outros recordes são os de maior arranha céu, edifício mais alto e hotel mais alto.

A torre Cayan, como foi batizada, impressiona não apenas pela altura, mas pelo design em si. São 75 andares distribuídos em 310 metros de estruturas metálicas. Para conseguir o efeito espiral, cada andar é deslocado 1,2 grau do anterior, o que proporciona no final a rotação de 90 graus da torre. Todos os 495 apartamentos tem vista para a marina, para o mar e para a ilha artificial em forma de palmeira, Palm Jumeirah. O valor de cada unidade não sai por menos de 544 mil dólares, que é o valor do apartamento mais barato, com dois dormitórios.

O projeto é do mesmo escritório que idealizou a torre mais alta do mundo – Burj Kalifa, com 828 metros – e estima-se que o valor total da obra foi de um bilhão de dirhams, o equivalente a 272 milhões de dólares. A inspiração vem da estrutura do DNA, e a impressão que se dá para quem vê de longe é exatamente essa. As estruturas metálicas e os vidros utilizados dão um efeito único e chega a parecer que ela está em movimento conforme se vê. Com uma construção demorada devido à crise financeira que afetou o Emirados em 2009, a torre em espiral demorou sete anos para ser concluída.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações.

Artigos Relacionados