Nuvem de aço em Londres

Nuvem de aço em Londres

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable

Filename: estruturas-jaguari/post.php

Line Number: 20

Backtrace:

File: /home/estruturasjaguar/public_html/themes/estruturas-jaguari/post.php
Line: 20
Function: _error_handler

File: /home/estruturasjaguar/public_html/themes/estruturas-jaguari/index.php
Line: 2
Function: view

File: /home/estruturasjaguar/public_html/application/controllers/Site.php
Line: 56
Function: view

File: /home/estruturasjaguar/public_html/index.php
Line: 315
Function: require_once

Quem se lembra da matéria sobre uma nuvem de aço invadiu os Jardins de Kesignton, em Londres no dia 08 de Junho de 2013. Pelo Essa foi a intenção do artista japonês Sou Fujimoto ao instalar um pavilhão de 350 metros quadrados no gramado em frente à Serpentine Gallery, uma casa neo clássica localizada no meio do jardim.

Para o crítico de design e arquitetura do diário britânico The Guardian, Oliver Wainwright, a estrutura de metal é uma “pérgola de jardim em meio a esteróides”; uma verdadeira neblina no meio dos Jardins de Kensington. Essa instalação moderna e inusitada fez parte do programa de verão da Serpentine; que a cada ano dedica o espaço à arquitetura e design. Já passaram por lá o brasileiro Oscar Niemeyer, os portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, os suíços Herzog e de Meuron, a anglo-iraquiana Zaha Hadid e o chinês Ai Weiwei. A proposta de Fujimoto foi, no entanto, a mais radical das que passaram até hoje apresentadas.

Segundo o artista, o objetivo do pavilhão foi permitir que quem adentrar o espaço sinta-se integrado à paisagem. Por isso o uso de estruturas metálicas com linhas retas e limpas. O visitante pode ter uma experiência única na qual o natural e o construído se confundem, integrando as árvores que o rodeiam e criando um ambiente que passa muito bem o natural e artificial.

O mais interessante da obra, entretanto, é observar como ela parece se mover conforme o ângulo e local em que é observada. Ela é assim ao mesmo tempo rígida e mutante/mutável, trazendo ainda mais beleza e curiosidade à instalação. Vamos relembrando através da imagem.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações.

Veja Também em nosso site