Conheça a Ópera de Arame

Conheça a Ópera de Arame

Quando pensamos em construções históricas e pontos turísticos alguns lugares vem rapidamente à mente. Seja por sua beleza natural ou arquitetônica, alguns chamam mais a atenção das pessoas e passam então a ser alçado a categoria de “ponto turístico”. A Opera de Arame, em Curitiba-PR, é um deles. A imponente construção de metal rodeada por um lago e árvores e localizada no meio de uma pedreira é mesmo de chamar a atenção.

Inaugurada em 19 de março de 1992 com a peça “Sonho de uma noite de verão”, a Ópera foi construída num terreno de 4 mil metros quadrados de uma pedreira desativada em apenas 75 dias. O teatro possui três níveis e é todo feito em tubos de aço e estruturas metálicas e coberto com placas de vidro e teto de policarbonato transparente. São 360 toneladas de aço e 2400 bancos de tela de arame que dão corpo e forma à construção, que passou por uma reforme em 2006 para melhorias na segurança.

Ao ver o teatro como que flutuando em meio à água e árvores que o rodeiam mostram a intenção do arquiteto – o professor Domingos Bongestabs – de retratar a fragilidade de uma construção de arame – daí o nome – e também de integra-la com o espaço em que foi construída, não interferindo na paisagem do parque. Assim, lago, cascatas, árvores, tudo é integrado com o teatro, o que faz ter uma bela vista tanto de dentro como de fora.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações.

Artigos Relacionados