Construções mais rápidas

Construções mais rápidas

Buscando por construções mais rápidas e limpas, muitos empreendimentos tem trocado o clássico concreto e tijolo por placas metálicas ou cimentícias, que reduzem em metade o tempo de construção. Diferentemente das obras tradicionais que são feitas de modo mais artesanal, com o concreto moldado no local da obra e dependendo das condições climáticas, por exemplo, esse novo modelo é feito de maneira mais otimizada e industrial: os perfis metálicos chegam prontos na obra e são apenas instalados no local previamente estabelecido, o que garante essa rapidez de construção.

O que deixa esse novo método em segundo plano ainda são a maior duração do planejamento e projeto e o valor mais alto. O primeiro se justifica pois como as estruturas metálicas chegam prontas à obra, são necessários cálculos estruturais e todo o desenho feito corretamente, para que no momento da montagem não haja contratempos. Se em uma construção normal o tempo de planejamento pode ser de dois meses, no com perfis metálicos ele é ampliado para no mínimo seis.

Já o fato de ser mais caro, apesar de inicialmente aparentar não compensar, a longo prazo a construção com perfis metálicos – desde que com a instalação e preparação corretas – requer menos manutenção, pois sofre menos com os efeitos do tempo. O fato de haver menos desperdício e ser uma construção mais limpa e rápida também são vantagens que acabam compensando o alto custo.

Vale a pena ficar atento às novidades que as construções com estruturas metálicas podem trazer para a construção civil.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações

Artigos Relacionados