Carro impresso

Carro impresso

Uma das modas do momento é utilizar impressoras 3D para fabricação dos mais diversos objetos. E quando se acha que já foi feito de tudo, acabamos sendo supreendidos por mais uma empreitada, que é a construção de um carro. Isso mesmo: após fazer diversos utensílios pequenos, ou miniaturas de grandes coisas, agora há um carro feito com a técnica de impressão tridimensional.

Quem desenvolveu o veículo inovador foi Jim Kor, e para ter o seu basta desembolsar 50 mil dólares. O carro, chamado Urbee, pode levar até duas pessoas e é sustentado por apenas três rodas, sendo duas na parte da frente e uma traseira, apenas para garantir o seu equilíbrio.

Cada Urbee necessita de cerca de 2,5 mil horas de trabalho na impressora 3D. Isso porque o processo pelo qual é fabricado não junta peças. Assim, a sua carcaça é feita toda de uma vez, e apenas quando pronta que acabamento, motor, rodas e outros elementos são adicionados. Com todo esse processo tecnológico, o carro futurista mede 3,04 metros e pesa apenas 544 kg, contra a média de 900 kg de carros convencionais. Trata-se assim de um veículo pequeno e, segundo o criador, muito econômico.

Apesar da técnica mirabolante e do tamanho e peso reduzidos, o carro é tão forte quanto veículos fabricados como vemos atualmente, com estruturas metálicas e não deixa a dever para nenhum dos SUVs. Pelo menos é isso que garante o seu criador.

O maior contra entretanto de tanta inovação é a potência do motor elétrico do carro “impresso”: apenas 10 cv de potência, o que não passa – com muita vontade – de 65 Km/h. Resistente, bonito, econômico, interessante e inovador, mas não tão rápido assim.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações

Veja Também em nosso site