Ponto turístico Torre de TV

Ponto turístico Torre de TV

Mais conhecida por ser a capital do Brasil e; arquitetonicamente falando, por ser uma cidade projetada e com diversos prédios desenhados por Oscar Niemeyer, Brasília também tem alguns pontos turísticos que não fazem parte da longa lista do famoso arquiteto. A Torre de TV é uma delas. Projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa (criador da cidade de Brasília), foi inaugurada em 1967 com o intuito de melhorar a qualidade de transmissão dos sinais de TV e rádio no DF.

Localizada estrategicamente no centro da cidade e com 230 metros de altura, a torre é toda feita em estruturas metálicas, e tem inspiração da Torre Eiffel de Paris. Além de servir para auxiliar as transmissões de rádio e TV, ela também tem um mirante, pelo qual passam centenas de turistas diariamente. Localizado a 75 metros do solo, no mirante as pessoas conseguem ter uma ampla visão de Brasília: Esplanada dos Ministérios, Estádio Nacional, Autódromo Nelson Piquet, Setores Hoteleiros Norte, Sul e Lago Paranoá.

Além do mirante, a torre abriga o Museu de Gemas, que possui em seu acervo 3 mil pedras brutas, lapidadas e funciona hoje onde era antes o restaurante da Torre. Na sua área externa, ela ainda abriga a Fonte Luminosa – com shows de luz, música e água diariamente – e uma feira permanente de artesanato que funciona de sexta a domingo que recebe locais e turistas em busca de móveis, vestuário, bijuterias, quitutes e artes em geral. Uma boa opção de passeio para quem quiser conhecer um pouco mais da cidade, sua arquitetura e ainda fazer umas comprinhas.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações.

Artigos Relacionados