Alojamentos metálicos

Alojamentos metálicos

Ao se fazer uma obra, por muitas vezes é necessário ter um dormitório e banheiro para os operários. Esses podem ser feitos de alvenaria, madeira, ou, conforme tendência recente, de conteineres ou estruturas metálicas.

A vantagem do uso de alojamentos metálicos, é a rapidez na montagem e desmontagem, podendo ser aproveitado mais vezes e também mais resistente à ação do tempo em comparação com os tradicionais de madeira. No que diz respeito à praticidade, caso sejam utilizados conteineres, esses já vem prontos para utilização no canteiro e os montáveis vem com peças pré-fabricadas que podem ser encomendadas conforme a necessidade da obra e as especificações dadas pela construtora, podendo ser bem personalizáveis. Assim, os alojamentos metálicos podem ser agrupados em módulos que permitem que se tenha estruturas com até três andares, permitindo que mais pessoas o utilizem, entretanto, sem ocupar muito espaço.

Há diversas normas que regulam o uso dos alojamentos, essas devem ser observadas com cuidado e atenção, como por exemplo, respeitar a altura mínima de 2,40m, possuir pelo menos duas aberturas para ventilação natural com dimensão equivalente a 15% do piso e caso sejam utilizados beliches, ter a distância mínima de 0,90m entre as camas. Caso o alojamento seja feito de conteineres aproveitados de transportes de cargas, é necessário ainda que se tenha um laudo técnico que ateste a ausência de riscos químicos, físicos e biológicos aos usuários.

Ao se instalar um desses alojamentos, muita atenção ao terreno que irá recebe-lo: ele deve ser aplainado para que o equipamento seja acomodado corretamente. Cuidado também é necessário na utilização e manutenção, respeitando as normas de segurança, no que diz à respeito as instalações hidráulicas e elétricas, bem como na limpeza interna e externa. Apesar de serem muito resistentes, a manutenção deve ser levada a sério para não ter problemas com oxidação e corrosão das peças, levando risco aos seus usuários.

Gostou? Sinta-se à vontade para compartilhar, acompanhe nossas publicações.

Artigos Relacionados